Acabei hoje de manhã de ler o 10 passos para chegar ao topo - Todo o empreendedor tem o seu Evereste, de João Garcia e Rui Nabeiro, editora Caderno, do Grupo Leya. Não é nenhum manual de gestão, nem pretende sê-lo. Simples e prático, com um ou outro conselho a aproveitar.
À parte do empreendedorismo e de algumas lições motivacionais, outras de gestão, fica a ideia de João Garcia, que percebeu que para ter sucesso não bastava ser um bom alpinista.
Para garantir a cobertura dos Media, e o consequente apoio dos patrocinadores, precisava de criar algo remarkable, daí ter escolhido escalar as 14 montanhas acima dos 8.000 metros, onde à data da colocação do objectivo, em 2005, apenas cinco alpinistas tinham estado, e não escalar os cumes mais altos dos setes continentes, feito realizado por 400 pessoas. Sempre sem oxigénio artificial.
Além da escolha de um conteúdo único (ou quase único), João Garcia passou a ter alguns cuidados para potenciar o seu espaço mediático, tais como: levar câmara de qualidade para que imagens possam passar na tv (só a tv dá o retorno mediático pretendido pelo patrocinador), escolher os horários para subir de acordo com a grelha dos noticiários, não dizer asneiras enquanto se filma, fazer o reporte das expedições, em directo, em blogs, e utilizar telefone por satélite para enviar notícias em real time.
Mais de 200 páginas depois, fiquei com excelente opinião de João Garcia, e confirmei a que tinha sobre Rui Nabeiro. Excelente também. Estão bem um para o outro.
PS: Nota importante na escrita de Rui Nabeiro. Sem pretensiosimos, nem vocabulários pastiches decalcados de personagens que o fundador da Delta não é. Simples, ligeira, directa, da boca do próprio.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Não basta ser um bom alpinista
Publicada por Anónimo à(s) 14:51:00
Etiquetas: 10 passos para chegar ao topo, caderno, do fundo da comunicação, evereste, joao duarte, João garcia e rui nabeiro, leya, youngnetwork
Sem comentários:
Enviar um comentário