Sofia Lima*
A Internet tem evoluído de forma vertiginosa nos últimos anos (meses? semanas? dias?), tornando-se cada vez mais desafiante conhecer todas as suas funcionalidades e, ainda mais, tudo aquilo que poderemos e passamos a conseguir fazer com o progresso das plataformas online.
Hoje em dia, ter um perfil no Facebook ou no Twitter é normal, expectante. Considerando que a Internet está presente no quotidiano de pessoas e empresas, torna-se necessário um esforço adicional para garantir que comunicamos de forma inovadora e impactante. Pretende-se abrir um diálogo transparente e bidireccional com o público e, entre outros, incitar a participação das pessoas em causas variadas de interesse público.
A ONU, por exemplo, acaba de divulgar que abriu um canal no YouTube para permitir que qualquer pessoa lhes envie propostas para ajudar a salvar o planeta (in Diário de Notícias, de 24 de Setembro 2009). Já a GreenPeace utiliza o Facebook para reforçar a acção “Send a Whale”, alertando as pessoas para a caça às baleias que tem tido lugar no Japão. Esta acção permite que qualquer pessoa crie o avatar de uma baleia com uma mensagem personalizada, permitindo a participação automática na petição online e, logo, que o Primeiro-ministro Japonês receba cada uma das mensagens enviadas. Em 2008, foi escolhido o Marketing Viral para alertar a população mundial sobre o conflito no Darfur, sensibilizando as pessoas para esta causa e incentivando-as à acção através de vários canais online (blogues, redes sociais, emails, entre outros).
Não há dúvida que a Internet é uma caixinha de surpresas. O que hoje está na moda, amanhã poderá estar obsoleto, havendo espaço para novas ferramentas e novas formas de comunicar globalmente. O intuito é a inovação.
* Senior Consultant
Grupo YoungNetwork
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O que hoje é verdade, amanhã é mentira
Publicada por Anónimo à(s) 11:42:00
Etiquetas: darfur, do fundo da comunicação, greenpeace, ONU, send a whale, Sofia Lima, youngnetwork
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