quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bom de ouvido

Saber ouvir é uma virtude. Uma qualidade cada vez mais difícil de encontrar nestes tempos modernos. Centrámo-nos de tal forma em melhorar os discursos - orais, escritos, gestuais (!) - que nos temos vindo a esquecer do resto, do Outro, de ouvir.

Não querendo parecer old fashioned, parece-me que temos de investir cada vez mais neste acto de escutar, com atenção, com sentido crítico. Sermos “todos de ouvidos” – essa expressão tão antiquada e cada vez mais em desuso.

Ou um dia seremos obrigados a ter formações na área:

“Como ouvir melhor!”

“Listening Advanced Training”

“Os 10 passos da Escuta Moderna…”

“Ouça, pela sua Empresa!”

Comunicar implica ouvir, mas ouvir mesmo. Com vontade, com predisposição para tal, ouvir com garra, com entusiasmo, com toda a atenção.

E agora schiuuuuu. Pare e ouça…

Relevante

Ler novidades na Media Capital. Vasconcellos scores.

Sócrates "blocou"

Se o Bloco não conseguiu chegar à maioria conjunta BE+PS - apesar do grande resultado que obteve -, isso deveu-se a José Sócrates. Foi o renovado PM que desmontou algumas das utopias de Francisco Louçã, bloqueando o poder aos trotsquistas.

Processo de adaptação e adopção

Por Sílvia Morgado*

O título pode parecer estranho, mas confesso que é o que sinto após duas semanas em Luanda, neste ambicioso e estimulante projecto que é a YoungNetwork Angola.

Passaram duas semanas desde que cheguei a Luanda e claro que ainda me estou a adaptar: ao ritmo, à cultura, ao calor, às pessoas, aos contrastes, à calma com que tudo se faz e à rapidez com que a cidade se renova e acontece.

Os dias são cheios e agitados, é o corre-corre de Luanda!

A ajudar na adaptação está o cafezinho na pastelaria perto de casa; o reencontro de velhos colegas de Faculdade; as saídas à noite ao Chill Out, Palos e Espaço Baía, um passeio à barra do Cuanza e as Pessoas que diariamente trabalham comigo, que conheço por motivos profissionais ou pessoais, ou simplesmente com as Pessoas com que me cruzo na rua.

E é associado às Pessoas que surge a palavra adopção, e que se concretiza quando pela manhã me dizem “Bom dia minha menina!”, com um brilho especial nos olhos e um sorriso terno e inocente! É esta capacidade das gentes de Angola nos adoptarem, que nos ajuda a seguir em frente, na ânsia pelo sucesso de um projecto e por um País que nos adopta e que nós adoptamos como Nosso.

Até breve!


* Directora-Geral
YoungNetwork Angola

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O enigma chinês*

* por João César das Neves, no DN. Ler aqui.

Manuela Ferreira Leite vai lançar Alexandre Relvas

A líder do PSD quer condicionar a sua sucessão. O seu grupo continuará a reclamar vitória nas europeias e autárquicas, assim como a menção honrosa nas legislativas, pelo aumento do número de deputados e pela quebra da maioria absoluta do PS, para enquadrar os próximos passos e garantir o direito de continuar o projecto iniciado há um ano.

Desta vez, o poder cheira-se a dois anos ou dois anos e meio de distância, o que atrai os candidatos a tomar conta do partido no imediato.

Daquela ala, acredito que estão reunidas as condições para que o candidato seja Alexandre Relvas. Falta-lhe aparelho, mas Ferreira Leite vai por a sua máquina à disposição.

O Mourinho de Cavaco vai defrontar em directas Passos Coelho (que terá o apoio de Menezes) e, se ganhar a Câmara de Lisboa (o que não é provável), Pedro Santana Lopes. Resta saber o que fará Marques Mendes.

Autárquicas: vai dar PSD

Agora vai dar PSD nas autárquicas. As principais câmaras continuarão laranja. Em Lisboa, apesar de termos PSD+CDS não acredito que António Costa perca o poder.

domingo, 27 de setembro de 2009

Três melhores comunicadores vencem

Curiosidade. Os três vencedores da noite - José Sócrates, Paulo Portas e Francisco Louçã, por esta ordem e não por outra qualquer - são os melhores comunicadores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que hoje é verdade, amanhã é mentira

Sofia Lima*

A Internet tem evoluído de forma vertiginosa nos últimos anos (meses? semanas? dias?), tornando-se cada vez mais desafiante conhecer todas as suas funcionalidades e, ainda mais, tudo aquilo que poderemos e passamos a conseguir fazer com o progresso das plataformas online.

Hoje em dia, ter um perfil no Facebook ou no Twitter é normal, expectante. Considerando que a Internet está presente no quotidiano de pessoas e empresas, torna-se necessário um esforço adicional para garantir que comunicamos de forma inovadora e impactante. Pretende-se abrir um diálogo transparente e bidireccional com o público e, entre outros, incitar a participação das pessoas em causas variadas de interesse público.

A ONU, por exemplo, acaba de divulgar que abriu um canal no YouTube para permitir que qualquer pessoa lhes envie propostas para ajudar a salvar o planeta (in Diário de Notícias, de 24 de Setembro 2009). Já a GreenPeace utiliza o Facebook para reforçar a acção “Send a Whale”, alertando as pessoas para a caça às baleias que tem tido lugar no Japão. Esta acção permite que qualquer pessoa crie o avatar de uma baleia com uma mensagem personalizada, permitindo a participação automática na petição online e, logo, que o Primeiro-ministro Japonês receba cada uma das mensagens enviadas. Em 2008, foi escolhido o Marketing Viral para alertar a população mundial sobre o conflito no Darfur, sensibilizando as pessoas para esta causa e incentivando-as à acção através de vários canais online (blogues, redes sociais, emails, entre outros).

Não há dúvida que a Internet é uma caixinha de surpresas. O que hoje está na moda, amanhã poderá estar obsoleto, havendo espaço para novas ferramentas e novas formas de comunicar globalmente. O intuito é a inovação.


* Senior Consultant
Grupo YoungNetwork

Informação vs conhecimento

"Mais uma vez, a campanha decidiu-se em televisão."

Rui Oliveira Marques, director-adjunto do Meios&Publicidade.

Supresa? Só para quem não estuda audiências. Horas e horas gastas a ler sobre o que Obama fez, para depois não ter aplicação cá. E tantos curiosos e opinidores de serviço enganados. Ler, acompanhar tendências e copiar é demasiado curto. Faltam bases e experiência prática para aplicar.

Será esta a diferença entre informação e conhecimento?

Repetição

A repetição é uma técnica fundamental na comunicação. Ontem, durante um media training a um candidato para as próximas autárquicas foi o ponto mais focado. Todo o discurso nos próximos dois debates será à volta de três temas. Dois são pontos fortes do próprio candidato, e o terceiro explora a principal fraqueza do adversário político.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

lol

Ver vídeo.

A vida que nós escolhemos

A entrevista do OJE revela que o nosso objectivo para 2009, traçado há cerca de um ano, é crescer 30%. Ao dia de hoje, diria que será um objectivo difícil de atingir. Mas ainda não atirámos a toalha ao chão. Estamos no jogo, sabendo que realisticamente a percentagem mais provável a três meses de encerrarmos o ano será entre os 15 e os 20% de crescimento.

Como não desistimos, e como corremos atrás do resultado, os Nossos terão de estar preparados para tempos muito difíceis até ao ano novo. Teremos mais pressão, momentos de maior tensão e maior exigência.

Temos consciência que isto não é para todos. Nem todos respondem. Nem todos resistem. Mas foi a vida que escolhemos.

E preferimos sofrer agora, dar o tudo por tudo, para acabar novamente o ano com o inigualável gostinho do dever cumprido.

Estamos a contar com o orgulho dos Nossos para voltar a alcançar, uma vez mais, o objectivo traçado. Até porque há rankings onde não nos queremos estrear.

Queremos dez

Entrevista publicada ontem no OJE sobre o projecto da YoungNetwork Angola. Ler aqui.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer

Por Andreia Garcia*

Pensemos durante um minuto em tudo o que gostaríamos de esquecer!!!

E mais um minuto em tudo o que esquecemos e não devíamos!!!

E porque este dia apenas se celebra uma vez ao ano, recomendamos que repita este “pequeno” exercício mental todas as semanas.


*Healthcare Coordinator
Grupo YoungNetwork

Apecom faz 20 anos

Parabéns à associação do sector pelo 20.º aniversário. Para comemorar a efeméride, a Apecom lança hoje o seu blog aqui.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Palpite sobre quem vende

O Grupo YoungNetwork não é de certeza. Não estamos interessados.

Sobram muito poucas com interesse. Com dimensão e interesse, se gerisse uma network internacional só comprava uma.

Claro que para ser escritório de representações e ficar na lenga-lenga, já há mais três ou quatro que serviriam.

Mas o mercado tem sorte. Não decido nada sobre quem compra o quê. Ou se calhar, pela nega, aqui no grupo até decidimos e espoletámos a compra de agora.

O mais provável é não termos nada a ver e os nossos palpites estarem errados.

Palpite sobre quem compra

O meu palpite vai para a network que nos tentou adquirir no início do ano, tendo chegado a apresentar proposta formal.

O que sei da agência portuguesa

É uma das principais agências de cá.

O que sei da network internacional

Apesar da fonte ser próxima do processo, não consigo saber exactamente quem compra. Sei que está em Due Diligence como referi no post anterior e sei também que andam à procura de espaço para um pouco mais de duas dezenas de pessoas. E, ainda, que é uma das grandes redes internacionais.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Network internacional compra agência portuguesa

Fonte próxima do processo sopra-me que uma das networks internacionais está perto de comprar uma das agências de comunicação em Portugal.

Sei pouco sobre o negócio, mas parece que já está em fase de Due Diligence.

Tenrinhos

RP's que se deixam influenciar por outros RP's, dançando ao ritmo de quem influencia. Tenrinhos.

Big balls Jel

É mais fácil brilhar no controlado ambiente dos Gato Fedorento, que colocaram ou recolocaram o verbo esmiuçar no léxico português.

Neto (Jel) e Falâncio (Vasco Duarte) dão mais luta e criam as situações mais embaraçosas. Não é só o combate humorístico que afronta os líderes partidários, é toda a situação de improviso que torna muito difícil a gestão da comunicação por parte dos políticos.

Ontem, as boas mensagens de José Sócrates foram engolidas pela intervenção dos homens da luta. Carvalho da Silva terá de ceder o lugar mais cedo ou mais tarde.

R-E-S-P-E-C-T Jel. A luta continua.



Ler mais aqui, no Público.

"A equipa será maioritariamente angolana"

O interesse das agências de comunicação portuguesas no mercado angolano ganhou visibilidade em 2008. A YoungNetwork Portugal não é excepção: posicionada nas vertentes da consultoria estratégica de comunicação, relações públicas, design e eventos, a YoungNetwork Angola fez o seu pré-lançamento na FILDA, em Julho

O Grupo YoungNetwork, composto pela YoungNetwork, empresa especializada em reputação e consultoria de comunicação, pela PressDirecto, empresa de assessoria de Imprensa, pela YoungAd, unidade de concepção e gestão de eventos e design, pela Mentor Media, consultora croata que inicia a internacionalização do Grupo, aposta agora na YoungNetwork Angola.

“Angola foi o destino escolhido para o projecto devido ao elevado potencial que apresenta e por ser um mercado importante para o Grupo”. É assim que João Duarte, CEO do Grupo YoungNetwork inicia a nossa conversa. Com o objectivo de oferecer ao mercado serviços de comunicação de A a Z em Angola, o desafio é conquistar uma posição de relevo no mercado Angolano. “Para o conseguirmos não esperamos facilidades, na medida em que o mercado angolano tem características muito específicas e já existe alguma concorrência, sobretudo local, bem posicionada”, refere.

Ainda em fase de iniciação, esta é uma operação internacional em estudo desde o início do ano, Com data prevista para abertura de escritório ainda durante o mês de Setembro, “Temos vindo a trabalhar neste projecto há cerca de seis meses e conseguimos iniciar a operação no terceiro trimestre deste ano, naquele que é o investimento mais elevado desde a fundação do Grupo”, refere o CEO do Grupo YoungNetwork“. Apesar da dificuldade de fazer projecções, acreditamos que faremos o break-even até 2012”, Segundo João Duarte, “a YoungNetwork terá uma equipa multi-disciplinar em Angola, com competências na área de relações públicas, eventos e publicidade”. A agência iniciará a sua actividade com um director - geral, que transitará de Lisboa, e um consultor, estando prevista a integração de cinco a sete pessoas na equipa até ao final do seu primeiro ano. “A equipa será maioritariamente angolana, com o apoio de alguns recursos portugueses, consoante as necessidades”, esclarece o profissional de comunicação, acrescentando que já têm alguns clientes, nomeadamente nas áreas de “Indústria e Serviços”.

De recordar que Angola é um país cada vez mais atractivo para o investimento, sendo sabido que vai crescer este ano mais do que qualquer outro país emergente. Fundado em 2000, em Portugal, o Grupo YoungNetwork conta já com mais de 70 colaboradores, desenvolvendo assessoria contínua em mais de 90 empresas, sendo hoje urna das maiores consultoras de comunicação no mercado português.

* Texto publicado no jornal Oje a 15 de Setembro. Ver notícia aqui.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma ideia para Portugal - Jornal i

Uma ideia para Portugal

“Mudarmos de ambição. Colocar de lado a ambição de estarmos na média, para aspirarmos às melhores práticas. A média é uma comparação fácil, mais ainda quando a utilizada é a europeia, que vai descendo à medida que mais países entram na União. A referência é o tempo do Bolt. A média dos tempos nos 100 metros não me interessa.”

João Duarte
CEO do Grupo YoungNetwork

in Jornal i, de 15 de Setembro 09. Ver pdf aqui.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Esmiúça que não tens outro remédio

O formato Daily Show, Jon Stewart, chegou a Portugal. Os políticos não têm outra hipótese senão arriscar. Têm de aceitar o convite e tentar não sair mal na fotografia no programa dos Gato Fedorento. As audiências destes programas assim o exigem.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Twilight Football

Pedro Reis assume presidência da Imago

De acordo com comunicado, "Pedro Reis, que no final de 2008 se tinha juntado a Madalena Martins e a Carlos Matos na Administração da Imago comprando uma quota de 25% da agência de comunicação, reforçou agora a sua posição para 50% do capital da Imago, ficando cada um dos sócios fundadores com 25% do capital da empresa.

No âmbito deste reforço da sua posição accionista, Pedro Reis passa a Presidente da empresa. Madalena Martins e Carlos Matos continuam como Executive Partners a dirigir a agência em conjunto com Pedro Reis."

Pensava já há algum tempo que esta seria uma evolução natural para a Imago. Ao Pedro, Madalena e Carlos boa sorte.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Política melhor (ii)

Apesar de 2009 ser o ano melhor na área política da YoungNetwork há uma coisa que não faço: enganar os Nossos.

Na verdade, partimos de uma base pequena (o resultado de 2008 teve um peso relativo pequeno nos resultados do Grupo), daí ser fácil estar a ter neste segundo semestre o crescimento mais acentuado até agora (ainda para mais com duas eleições).

E como prefiro que os Nossos vivam com a realidade, é fundamental ter a noção que os resultados terão de ser confirmados e melhorados em 2010. Para isso, à actual equipa deveremos acrescentar um ou outro reforço.

Política melhor

Este ano, na área política, ficaremos abaixo do objectivo inicial traçado, mas muito melhor do que em 2008.

Este segundo semestre, fruto das duas eleições que se avizinham, vai ser o nosso melhor período.

Nas campanhas em que estamos envolvidos (de três partidos diferentes), o nosso âmbito de actuação varia bastante.

Preferimos, obviamente, ter um lugar estratégico e de intervenção de A a Z.

Já lá chegámos.

Não sobra tempo

Este mês com a entrada em Angola e as campanhas políticas não sobra tempo para mais nada.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

World War II

A CNN pede para lhe contar a sua história, caso tenha estado envolvido no maior conflicto da história, que conta 70 anos desde o seu início. Ler aqui.

Schwarzenegger procura ideias no Twitter

Ler aqui.

Paisagem urbana


Umas vezes a utilização do mobiliário urbano para compor cartazes dá para ganhar prémios em festivais.