quarta-feira, 24 de junho de 2009

Social Media: Medição não interessa

Acabo de me cruzar com outro delegado luso, que conheci ontem, no Festival Cannes Lions, que me perguntou qual o resultado da acção Meios & Publicidade/do fundo da Comunicação. Respondi que estamos nos máximos de audiência, e que por isso estamos satisfeitos. Ele retorquiu: "Não precisa de ver isso. Basta ler o que os outros blogs de comunicação escreveram sobre vocês para perceber a grande ideia que foi!"

Pois...não tinha pensado nisso. Nao vou perder mais tempo com o Stat Counter.

6 comentários:

Miguel Albano disse...

João,

permite-me «disconcordar».

A medição interessa, e muito. O que está por aferir, é que tipo de medição é que é relevante.

Serão as estatísticas puras (os pageviews, os visitantes únicos) ? Claro que não.

Será o cumprimento de objectivos estratégicos (ser mencionado em outros blogs, por exempl) ? Certamente que sim.

Pelo meio, há uma panóplia de opções e ferramentas para avaliar o impacto de tudo aquilo que fazemos (enquanto profissionais da comunicação).

É contraproducente afirmarmos que a medição não interessa. O nosso trabalho é cada vez mais orientado a resultados. Resultados tangíveis.

Poderão ser resultados financeiros, de satisfação, de reputação, de impacto, de conversão, de acção, etc...
Mas a base é de que precisamos de resultados.

Para avaliarmos o que funciona e o que é que não funciona.

Para percebermos que canais são mais ajustados a que audiências.

E, para valorizarmos (financeiramente) aquilo que desenvolvemos e aquilo que investimentos em competências e conhecimento para o desenvolver.

Diria então: Social Media: Medição Interessa e Muito !

Anónimo disse...

Olá Miguel,

concordo 100% contigo.

Estava a glosar sobre o que me foi dito de manhã.

abr

jd

Miguel Albano disse...

Já agora, partilha connosco a tua opinião sobre a representação do segmento de Public Relations em Cannes.

Ainda te sentes o parente pobre ? O primo afastado ?

Anónimo disse...

Sim. Sou a ave rara por aqui.

Rodrigo Saraiva disse...

Ave?? Então não era mais elefantes?! eheheheheheh
Elefante nas Laranjeiras e Ave em Cannes! Pode ser o titulo para um livro teu! LOL

Alexandra disse...

E para os ignorantes da província podiam explicar de que acção estão a falar?