Como disclaimer inicial: é mais fácil comentar por cima.
O João Villalobos definiu no Imagens de Marca as tendências para 2009.
Concordo no essencial. E acrescento o meu contributo.
- Reputação, focalização nos objectivos, rentabilidade dos consultores e parcerias extravasam o ano de 2009, são estruturais.
- Prevenção e gestão de crise sim, mas não só. Aproveitar as oportunidades de crise. Da nossa e da dos outros. Leitura rápida e fácil do Marketing de Crise, de Martins Lampreia. Basta últimas 80/90 páginas.
- Trocava "consultoria, não assessoria" por consultoria, com assessoria.
- Na Web 2.0 é investir para colher mais tarde. A importância é crescente, a base muito pequena. Algum know-how do lado das consultoras, cliente ainda pouco receptivo. Será ano de envagelização. Próximos doze meses é para estar no vermelho aqui.
- Angola com muito potencial, mas risco e investimentos elevados. Negócio das RP com unidade de conta baixa, o que dificulta a entrada. Fazer a soma aos custos de escritório e de ter pessoas deslocadas lá (casa, segurança, motorista, etc.). Sem clientes âncora negociados antes de abrir a porta e/ou sem alguma parceria muito forte não vai entrar ninguém. Será preciso esperar pelo já certo aumento da oferta imobiliária para equilibrar com a procura e pela descida dos custos contextuais.
- Quem se tenha preparado com tempo, terá bom ano na comunicação política.
- Sustentabilidade e responsabilidade social serão afectadas pelo mau ano económico, mas continuarão a ser uma tendência forte da gestão de reputação.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Tendências das R.P. para 2009 versão 1.1
Publicada por Anónimo à(s) 12:00:00
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, joão Villalobos, tendências 2009, tendências de comunicação 2009, youngnetwork
1 comentário:
Obrigado pelos comentários João. Abraço de feliz Natal e desejos de um excelente ano para todos vós
Enviar um comentário