sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Agência agita PSD: vencedores e derrotados

A notícia sobre a "guerra" entre bancada parlamentar do PSD e direcção do partido por causa de uma agência de comunicação é tempestade em copo de água.

Situação: PSD quer “externalizar” a função de comunicação no grupo parlamentar.

Problema real: Nenhum. Mesmo contando que os gabinetes internos de comunicação de cada grupo parlamentar, de cada partido, de cada ministério são mais executores do que pensadores, faz grande diferença se o consultor é interno ou externo? Não serão o know-how e o talento melhores critérios de decisão?

Problema mediático: Má comunicação entre direcção do partido, agência e grupo parlamentar. Bem comunicada, a situação nem teria sido mediática. Para um resultado eficaz tudo deveria ter sido tratado sem holofotes, com o cuidado suficiente para não ferir egos.

Vencedores e derrotados:

Quem ganha

- Pedro Santana Lopes é o grande vencedor: faz finca-pé à direcção do partido, ganha apoios nos mendistas (que não querem as soluções de Menezes) e dá boa Imprensa ser contra as agências de comunicação;
- Governo/PS;
- Oposição interna a Menezes;
- Alguns dos que agora estão com Menezes.

Quem perde


- Luís Filipe Menezes é o grande derrotado: surge aos olhos do eleitorado incapaz de domar o grupo parlamentar e o partido. O Governo está num mau momento e é o próprio PSD que o vem salvar na praça pública com esta manobra de diversão. Perde em toda a linha;
- PSD;
- Agências de Comunicação: mais uma acha para a fogueira da má Imprensa que o sector tem, o que não deixa de ser perverso. Os eventuais responsáveis pela criação de boa Imprensa, são eles próprios vítimas de má Imprensa.

Quem ganha e perde


- António Cunha Vaz: perde, porque neste momento o que é mau para o PSD e para esta direcção do PSD é mau para o António; ganha porque está no centro das atenções, mostra poder e influência, duas mensagens valiosas no mundo da comunicação (e não só).

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