quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A vitória da Marca América

Essa é a principal conclusão de ontem. O valor do “brand USA” revigorou-se e voltou a ser confiável. O mundo queria e suspirava por isso. Obama é esse sinal de confiança, até importante para a recuperação dos mercados e a criação de novos negócios.

Aqui ficam algumas das coisas que registei da longa noite da CNN.

.Obama um grande candidato: um “natural”, como se diz no desporto, referido por Bill Bennett.

.Uma das melhores campanhas de sempre, estratégia de David Axelrod e a mais gastadora de sempre 1600 milhões de dólares.

.Vitória (quatro anos depois) do “chairman” do Partido Democrata, Howard Dean, arrasado por Kerry em 2004. Uma vez que os seus métodos de arrecadação via Internet e de mobilização através das redes sociais esteve na vanguarda do que Obama ontem conseguiu.

.O primeiro holograma na televisão, na CNN, de um jornalista em directo, no caso, Chicago. Jessica Yellin sentia-se como a «princesa Leya».

.David Castellanos, consultor republicano, notava que «a maioria silenciosa de Nixon, mais tarde redescoberta por Reagan, foi ultrapassada pelas minorias silenciosas».

.«Republican Brand» está nas ruas de amargura com Bush, como nunca esteve, assinalava James Carville.

.Factor raça não contou nem o factor idade. Votou-se em Obama «porque sim», comentava Bill Schneider.

.Ohio mais uma vez decisivo. Foi a partir daqui que a vitória estava consumada, depois ainda caíram Florida, Virgínia, Carolina do Norte.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo e a prova está no comportamento dos mercados Europeus e Americano de Hoje.

Rui Calafate disse...

Boa tarde Anónimo
Como deve saber a economia foi para 62% o "issue" final desta campanha.
O optimismo e a mudança esperada de Obama (que como deve saber nunca me entusiasmou),aguardava-se nos EUA, seria um sinal de recuperação.
Por vistos, pelo menos segundo os mercados - mas vamos aguardar os próximos dias - o efeito previsto não aconteceu.
Pode ser que o estado de graça de Obama acabe mais rapidamente. Mas vamos aguardar.
Fiquei satisfeito por só ter discordado de uma frase.
Muito obrigado.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. A América está de novo na moda no mundo. Com a vitória de Obama, terá havido um "rebrand" da marca América no mundo.

Acredito que o entusiasmo de uma certa esquerda europeia seja demasiado excessivo, e que é possível que haja uma enorme decepção neste sector. Mas com a vitória de Obama, vamos assistir a um sentimento pró-América nos próximos anos. Pelo menos, até Obama tomar uma decisão de política externa mais agressiva.

Acredito também que na primeira viagem do Presidente dos Estados Unidos à Europa, será recebido por milhares de pessoas nas ruas, não a manifestar-se, mas a celebrar. E isso será um indicio muito positivo.

Em termos económicos, acho que seria impensável que a crise económica terminasse com a sua eleição. Mas parece-me óbvio, até pelas reacções políticas dos dirigentes mundiais, que esta eleição foi recebida com confiança, como bem refere.

Abraço

Anónimo disse...

Uma vitória que demonstra que América conservadora esta a mudar para mim o sinal + destas eleições (eu pessoalmente pensava que seria muito complicado Obama ganhar).Parabéns ao povo americano que demonstra ao mundo que realmente é único pois as capacidades das pessoas não se podem medir pela cor. Ganhou o melhor candidato mas já não acredito em salvadores….

P.S- Tirando os Países africanos em + nenhum há um presidente “Negro”…….Muito bem EUA.