quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Nike e as vitórias de Alexandre, o Grande

Não vou falar de uma marca conhecida, apenas contar uma história relacionada com o seu nome.
Nike é inspirado numa deusa grega que significava vitória, Nikê, o que sendo assim nos leva a compreender o seu sentido.
Não há tropas motivadas sem generais motivados e com crença na vitória. Tal como não conheço em parte nenhuma um batalhão que tenha ido para a guerra sem general e sem liderança.
Alexandre, o Grande, antes das suas batalhas tinha o hábito de mandar esventrar um animal para conhecer os auspícios do que aí vinha. Mas com uma condicionante já “preparada”.
Quando punha as mãos dentro do animal saía de lá com elas, exibindo-as aos seus homens, de uma delas com NI e na outra com KE, o que os tornava imbatíveis, porque se os deuses auguravam a vitória quem eram os homens para dizer o contrário.
Por vezes, a psicologia e o factor liderança sobrepõem-se à realidade, apenas porque em tudo na vida o mais importante é o factor humano e o controlo das suas emoções.

PS: um destes dias conto a história da corça branca de Sertório e a sua influência na gestão na hora do combate. E porque é que os romanos preferiam raptar a corça, a defrontar Sertório.

Sem comentários: