segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Como chegar à informação certa, à hora certa?

Por Raquel Fortes*

O Business Intelligence é uma “buzzword” muito em voga, empregue em muitos artigos de opinião, notícias, livros e afins. Anglicanismos ou modernidades à parte, o processo de recolha, organização, tratamento e disponibilização da informação existe há séculos, evoluindo naturalmente através das tecnologias e plataformas utilizadas.

Certo é que hoje a informação é a matéria-prima das organizações, e a forma como a mesma é gerida constitui um factor de diferenciação. Quem aceda de forma rápida, eficiente e objectiva tem vantagens competitivas face aos concorrentes. Quem despreze o valor da informação está claramente condenado ao silêncio.

Mas afinal o que é Business Intelligence?

A inteligência do negócio adquire-se quando se assume que informação bem gerida pode ser um factor diferenciador. Informação sobre o mercado onde a empresa está inserida, sobre a concorrência, sobre a conjuntura nacional e internacional, utilizada de forma rápida e objectiva constitui uma ferramenta crítica de apoio à gestão.

Da comunicação à gestão é necessária informação!

Hoje, um departamento de comunicação não pode ser encarado como um mero produtor de comunicados de imprensa para o exterior. A área da comunicação é um difusor de informação privilegiado para a empresa. O assessor de imprensa assume um papel mais abrangente, pois não basta saber escrever e comunicar, também é fundamental saber gerir com eficiência a informação, acrescentando valor à gestão.

Para comunicar eficazmente é fundamental estar-se bem informado. E, como nos dias que correm não há tempo para ler todos os jornais ou revistas que mesmo assim caímos no erro de comprar cheios de boas intenções, o cansaço apodera-se ao fim 5 minutos à frente da televisão, os CD’s de música ocupam o espaço em tempos dedicado à rádio, e os livros amontoam-se na mesa de cabeceira, já com prioridades bem definidas, podemos concluir que o tempo é cada vez mais um recurso escasso, que deve ser optimizado!

O clipping pode assim funcionar como um meio potenciador da fluidez e qualidade da informação. Uma empresa pode parametrizar a informação que quer receber, poupando tempo e tornando-se mais eficiente. Também tem condições de avaliar a forma como comunica, de quantificar o retorno que essa comunicação gera nos meios. O clipping é uma ferramenta crítica para um bom sistema de business intelligence.

Se pensa vir a utilizar esta buzzword em jantares de negócios ou encontros informais, lembre-se da informação que lhe passámos neste blog, que só podia ser de comunicação!

* General Director, NewsSearch

Colunista convidada

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