segunda-feira, 16 de junho de 2008

Uma história de Sócrates

Para se reflectir sobre três possíveis filtros de comunicação, aqui fica uma história do mestre Sócrates, o grego.
Conta-se que um dia, um conhecido do mestre lhe disse que tinha sabido algo sobre um dos seus discípulos
«Antes gostaria que passasses a prova do triplo filtro», afirmou Sócrates. «O primeiro é o da Verdade. Estás seguro que de que o que me vais dizer é certo?»
- «Acabo de o saber e…», disse o conhecido.
- «…queres dizer, que não sabes que é certo. O segundo filtro é o da “Bondade”. Queres contar-me algo de bom sobre o meu discípulo?».
- «Pelo contrário», refere o conhecido.
- «Então queres contar-me algo de mau sobre ele e sem saber que é certo? Ainda poderias passar por um terceiro filtro, o da Utilidade. Vai-me ser útil?», pergunta Sócrates
- «Não muito»
- «Se não é certo, nem bom, nem útil, para quê contar-me?», concluiu Sócrates.

Sem comentários: