domingo, 17 de fevereiro de 2008

Empreendedorismo à Prova

O sono levou-me entretanto o terceiro post, que completava a triologia de programas que “televisionei” ontem. Três programas! E dois deles do início ao fim!

Na RTP2 estreou ontem o Audax Negócios à Prova, uma iniciativa do ISCTE e da televisão pública apresentada por Sérgio Figueiredo.

Trata-se de um concurso para promover o empreendedorismo, ao desafiar os concorrentes a elaborarem planos de negócios para a criação de empresas inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento da nossa economia.

Em cada programa serão apresentados três projectos. E o júri, composto por Esmeralda Dourado da SAG, Jorge Armindo de muitas coisas, e João Pimenta da PT, escolhe o melhor destes projectos para passar à fase final e candidatar-se ao prémio de 50 mil euros.

A ideia é boa, a RTP2 convida à sobriedade, que está patente, e ontem o projecto que ficou em primeiro, de Frederico Albergaria, pareceu manifestamente um negócio com pernas para andar – contentores rebatíveis para a construção civil. Esmeralda Dourado foi o elemento do júri com melhor nota.

Não gostei dalguns tiques de concurso mainstream, como aquela entrevista final ao concorrentes, já fora do estúdio, a perguntar se estavam nervosos, como se sentiram e como correu a apresentação. Para o tipo de público a que se dirige não se adequa.

Classificação final: para quem gosta de negócios vale a pena ver.

Mais informação em Audax.tv.

1 comentário:

Anónimo disse...

AUDAX...o programa é atraente e "sexy"! Pode ter mais ritmo...o apresentador precisa de alguma bebida daquelas que dão asas, para acompanhar o empreendedorismo dos concorrentes e, a experiência e traquejo do juri.
Concordo que é dispensável a "entrevista" pós-apresentação...namoradas, amigas, amigos...Negócio é negócio!
Quem vê o programa quer ver mais da análise daqueles gestores e empresários, com provas dadas!