quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pinto da Costa "pousa" para a Bonsai

Acaba de entrar o Rui na minha sala com a página três do 24 Horas aberta. É uma página de publicidade da Bonsai, marca da Somalia - Sociedade de Malhas, Lda. O anúncio feito pelo jeitoso da terra que até percebe umas coisas de computadores é francamente mau, mas surpresa das surpresas, isso é totalmente secundário. A modelo escolhida sim. Isso é que importa. Tive que ir ler ao site para confirmar que era ela, a tal, a única (não fosse ser a irmã gémea)...{rufam os tambores}.....{um pouco mais de suspense}.....Carolina Salgado.

Diz no site que depois do sucesso do livro que deu origem a um filme, Carolina aceitou ser a protagonista da primeira colecção da Bonsai e a combinação foi um sucesso. Reparem nestas mentes "pato-braveiras": Livro vende, livro dá em filme, logo Carolina vende.

Ponto Um: Mesmo que Carolina vendesse livros seria bom para a marca associar-se? Qual a mensagem e qual o público-alvo? Deixa pensar...Carolina Salgado, ex-mulher de alterne e ex-namorada de Pinto da Costa... quem será que quer andar vestida como ela?

Ponto Dois: Não é a ex-moça de alterne que vende, é Pinto da Costa. Carolina não vende nada. O livro foi um sucesso de vendas porque o presidente do Porto é das figuras mais odiadas do país. Os seus detractores seguiram a premissa de inimigo-do-meu-inimigo-meu-amigo-é e rejubilaram.

Um grande bem haja para a empresa de Abade de Neiva por este primeiro bom momento do dia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como adepta do FC Porto não posso deixar passar em branco este Post.
1. Correcção: o Pinto da Costa é das figuras mais odiadas do país mas também uma das mais amadas (por uma grande minoria claro!). Não vou revelar que sentimentos tenho por ele, apenas que acho que o País sem ele e o Alberto João Jardim perdia metade da piada!
2. Foi das maiores desilusões da minha vida quando descobri que Carolina Salgado se chamava, de facto, Carolina. Caiu por terra grande parte da magia de um dos nomes que considerava dos mais bonitos!
3. Depois, e como curisiodade, partilhar a minha (re)invenção da história do Lobo Mau e do Capuchinho Vermelho.
Tenho alturas em que penso que Carolina (a Salgado) era o Capuchinho, uma miúda quando Pinto da Costa (Lobo Mau) a conheceu, "forçada" (entre aspas porque só quem conhece a pobreza no Norte do país sabe que muitas vezes não há escapatória) a viver a vida da prostituição (sim, vamos chamar as coisas pelos nomes - alterne soa a eufemismo!)
Noutras alturas, acho que a mesma Carolina (Lobo Mau) afinal era uma miúda mas como no antigo anuncio do Pedro Lamy já era muito rodada e que Pinto da Costa (Capuchinho) caiu de amores por ela como velho babado que é, e mal podia sequer sonhar com o que lhe viria a acontecer!
4. Independentemente de quem seja o Lobo Mau, o Capuchinho, das marcas que se associem às personagens ou de quem lhes dê protagonismo, acho que só temos a agradecer os momentos hilariantes que Carolina (e o seu livro, o filme, as marcas, etc.) e o Pintinho nos têm proporcionado! Não parem por favor porque "vocês não têm lata, têm um bidão de 50 Litros!" (Pinto da Costa em declarações a um grupo de jornalistas)

Unknown disse...

Cara leitora, obrigado pela sua participação. Seja bem-vinda.

Acho que o que refere não vai contra nada do que eu escrevi.

E claro que Pinto da Costa é também muito amado. Mas não foram esses que compraram seguramente o livro.

E o contexto em que escrevi: "O livro foi um sucesso de vendas porque o presidente do Porto é das figuras mais odiadas do país."

Mesmo implicitamente não há qualquer crítica ao líder do FC Porto neste post.