quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Notícia do mês: Portugueses preocupados com o paradeiro de ANA MALHOA……

In Diário Digital de hoje

“Palavra «Youtube» destrona «sexo» nas consultas online
Entre Janeiro e Setembro de 2007, a expressão «youtube» foi a mais pesquisada na Internet, por 683 mil portugueses de 4 e mais anos quando navegaram na Internet em suas casas, um valor que representa 22,6% dos cibernautas nacionais. Este valor significa que mais do que um em cada cinco cibernautas faz pesquisas na Internet usando esta expressão (…) A Fnac, a Vodafone e a CP foram assim as empresas mais procuradas na Internet, a que se juntam a TMN (255 mil utilizadores únicos) e a Worten (237 mil utilizadores únicos).
Nos media, a expressão RTP foi a que mais vezes foi digitada na net, por 209 mil utilizadores únicos (19º lugar), seguida de SIC (em 20º com 206 mil utilizadores únicos), TVI (25º, 183 mil), TV Cabo (27º, 173 mil) e Correio Manhã (28º, 172 mil).
Quanto a personalidades, Ana Malhoa foi a mais procurada nos primeiros nove meses de 2007, surgindo na 143ª posição (71 mil cibernautas procuraram o seu nome). Cristiano Ronaldo foi o homem mais procurado na Internet neste período, surgindo na 157ª posição. A expressão Gato Fedorento ocupa a 167ª posição, seguida de Nelly Furtado (192ª) e Shakira (229ª).
10-10-2007 11:42:20”

NOTA – Notícia do Diário Digital de 10-10-2007

Adeus viral

Spot criado pela BBDO para marcar a partida da Optimus.

Alta tensão: Causa-Efeito

Não há qualquer relação causa-efeito entre a contestação dos populares às linhas de muito alta tensão entre Fanhões e Trajouce, que já motivou o desligar do interruptor a mando do Tribunal, e a morte de dois trabalhadores da REN, enquanto reparavam a linha de alta tensão, em Paredes. Mas a infeliz coincidência temporal deste fúnebre acontecimento vai levantar mais poeira mediática sobre os efeitos do transporte de electricidade na saúde humana.

Recados

José Rodrigues dos Santos, em entrevista à Pública, do passado Domingo, voltou a criticar duramente a administração da RTP. Acusa-a de passar recados e ceder a pressões do Governo. De concreto só apresenta o caso da correspondente de Madrid, já reportado em 2004, e então avaliado pela extinta Alta Autoridade para a Comunicação Social. Escolher para o lugar a quarta classificada do concurso é estranho, mas proliferam exempos desses na administração pública e até nalgumas empresas privadas. Não parece um critério saudável, mas o exemplo de Madrid não é suficientemente forte para sustentar uma teoria da conspiração.

A RTP reagiu com abertura de um inquérito ou processo disciplinar, e em causa está já a continuidade do pivô à frente do telejornal no imediato, ficando para mais tarde a decisão de sair ou não da RTP. Eu aposto que José Rodrigues dos Santos não voltará a piscar o olho aos portugueses no canal de sempre.

Apesar de tudo, ingenuamente, Luís Marinho, actual director de informação, acredita que a credibilidade da RTP não está em causa. Na verdade a reputação fica sempre manchada por acusações como esta, provem-se ou não. O caso só não terá mais consequências para a RTP, porque, mesmo depois da Revolução de Abril, são recorrentes as delações sobre a instrumentalização dos canais públicos. Ora mandas tu, ora mando eu. Agora acuso eu, depois acusas tu.