segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que fazer para ser director na Young?

Primeiro, fazer parte da equipa dos Nossos. Sem a cultura e os valores da casa nunca se chegará lá. Daí que os directores virão de dentro da empresa, excepto em casos em que seja manifestamente impossível (exemplo: se o director financeiro se fosse embora amanhã, teríamos de contratar fora outro recurso para essa função específica).

Segundo, ser consultor senior. Ou coordenador. Os próximos directores da Young já cá estão dentro e são actualmente consultores seniores numa das várias empresas do Grupo.

Terceiro, ser um líder. O Grupo continua a investir e a expandir-se, precisando de encontrar novos líderes, preparados para os desafios que não se adivinham, estão ao virar da esquina.

Quarto, ter potencial. É preciso ter o talento...

Quinto, ter ambição. ...E ambição para lá chegar.

Sexto, receber formação. A cultura e os valores - Paixão, Fé, Empenho, Iniciativa, Coragem, Mudança, Felicidade - são essenciais, mas se seguirmos a lição de Peter sabemos que promoções sucessivas de recursos que venham de baixo fazem, a dada altura, sobressair a incompetência. A formação terá de ser diária on job e reforçada por programas de especialização.

Quem já é dos Nossos está melhor colocado para tomar conta do destino do Grupo.

Popularidade

Concursos de popularidade nunca foram um objectivo meu. Não me preocupei em ser popular quando era jornalista, não me preocupo agora enquanto gestor. A Ana e a Raquel são testemunhas disso há mais de oito anos. "Quando toda a gente está a gostar de mim, desconfio. É sinal que não estou a tomar decisões em número suficiente", disse-lhes vezes sem conta.

Decidir, optar por A em detrimento de B, avançar seguindo um rumo, deixando, se necessário, outros pelo caminho tem esse trade-off, de não agradarmos a todos.