quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Quem lê o quê

Novas formas de formatar o Facebook, de acordo com a audiência de friends.

tck tck tck


Assisti pela primeira vez à campanha tck tck tck, em Junho deste ano, em Cannes. Kofi Annan foi o speaker convidado que a introduziu.

A campanha serve para pressionar os líderes mundiais a chegarem a um acordo favorável para o planeta, em Copenhaga, este mês.

Ler notícia do público para a mais recente evolução da campanha. E seguir de perto no site tck tck tck.

Não basta ser um bom alpinista

Acabei hoje de manhã de ler o 10 passos para chegar ao topo - Todo o empreendedor tem o seu Evereste, de João Garcia e Rui Nabeiro, editora Caderno, do Grupo Leya. Não é nenhum manual de gestão, nem pretende sê-lo. Simples e prático, com um ou outro conselho a aproveitar.

À parte do empreendedorismo e de algumas lições motivacionais, outras de gestão, fica a ideia de João Garcia, que percebeu que para ter sucesso não bastava ser um bom alpinista.

Para garantir a cobertura dos Media, e o consequente apoio dos patrocinadores, precisava de criar algo remarkable, daí ter escolhido escalar as 14 montanhas acima dos 8.000 metros, onde à data da colocação do objectivo, em 2005, apenas cinco alpinistas tinham estado, e não escalar os cumes mais altos dos setes continentes, feito realizado por 400 pessoas. Sempre sem oxigénio artificial.

Além da escolha de um conteúdo único (ou quase único), João Garcia passou a ter alguns cuidados para potenciar o seu espaço mediático, tais como: levar câmara de qualidade para que imagens possam passar na tv (só a tv dá o retorno mediático pretendido pelo patrocinador), escolher os horários para subir de acordo com a grelha dos noticiários, não dizer asneiras enquanto se filma, fazer o reporte das expedições, em directo, em blogs, e utilizar telefone por satélite para enviar notícias em real time.

Mais de 200 páginas depois, fiquei com excelente opinião de João Garcia, e confirmei a que tinha sobre Rui Nabeiro. Excelente também. Estão bem um para o outro.

PS: Nota importante na escrita de Rui Nabeiro. Sem pretensiosimos, nem vocabulários pastiches decalcados de personagens que o fundador da Delta não é. Simples, ligeira, directa, da boca do próprio.

Porque é que a APECOM deve mudar de nome?

Aceitam-se sugestões!

E não é por eu não ser capaz de dizer esse nome curto e fácil de decorar que é Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas.

We are the people we've been waiting for

Que grande despertar de mentes. O rastilho para um novo programa educacional no Reino Unido. Ver aqui.