quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Excluídos do PSD têm para dois anos

Quem ficou fora das listas só precisa de se recolocar na grelha. Ganhe PS, ou PSD, em 2011 teremos eleições legislativas.

Marcas, conceitos e públicos

Por Sónia Fernandes*

Se é verdade que a premissa base de uma empresa reside na venda de produtos ou serviços também é verdade que a percepção que temos de cada um deles atinge limiares distintos, não apenas pelas diferenças de qualidade ou de preço, mas pela forma como são divulgados. E aqui a Comunicação de Produto ou o ‘Marketing Communication’ (como prefiro), tem um papel fundamental. Eu acredito e comprovo diariamente. Não chega ‘vendermos’ o produto. O consumidor quer mais, muito mais. Status, sensações, estilos de vida... As necessidades do consumidor não se situam apenas nas características ou no design, mas no conceito que lhes é transmitido, nos momentos que poderá usufruir ou nas experiências que poderá vivenciar.

Não nos podemos limitar à mera descrição de um produto ou das vantagens de um serviço. É preciso acrescentar-lhe emoção, sentimentos, um toque de criatividade, originalidade, superar o que já existe no mercado e, acima de tudo, conhecer quem está ‘por detrás do pano’ – Media, jornalistas, líderes de opinião e público-alvo. Este é o segredo para veicular e consolidar o capital de confiança das marcas.

No ‘palco’ de um simples Press Release ou de uma Newsletter, de um Evento, uma acção de Product Placement (entre tantas outras possibilidades), o ‘Marketing Communication’ deverá ser encarado como a ‘estrela’ e o pilar da estratégia de uma empresa. Afinal, a Comunicação de cariz Corporate/Financeira (positiva) só existe factualmente se a primeira estiver sã e activa.

*Senior Consultant
Grupo YoungNetwork

Sim, sou o único

Um post de Jorge Fiel, na Lavandaria, sobre o bar nova-iorquino McSorley’s Old Ale House para nos relembrar a importância de ser único, distinguível e, por consequência, remarkable. Ler enquanto a roupa seca.

Doutores do Spin

PSD mete mais uma bala no pé. Direcção consegue o spinning de por todos a falar das listas, na vez do seu programa.

Fácil

Comunicar nunca foi tão fácil. Pedro Jerónimo explica, no Jornalices, como tem utilizado o Twitter. Ler aqui.