quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Flop leonino

O desporto vive de emoção. E para perceber de comunicação no desporto ter noções mínimas do tribalismo que afecta as vendas ajuda.

A campanha de novos associados lançada pelo Sporting no início do ano não teve "pés nem cabeça". Porque a campanha era má? Estava mal executada? O mercado potencial não permite ser melhor explorado? Nada disso. Em causa, o timing. Não lembra a ninguém colocar no "ar" uma campanha de angariação mais recuperação de associados numa altura que a equipa se arrastava na Primeira Liga.

A SAD do Sporting lembrou-se e conseguiu o magro pecúlio de conquistar 2.000 novos associados e recuperar apenas 3.000 ex-sócios através de uma agressiva proposta de perdão de dívidas. Só podia dar nisto. Nos clubes de futebol, galvanizar novos associados só em duas ocasiões: no início de época, onde as expectativas são altas, ou com a equipa a ganhar.

Os leões tentam agora reactivar a campanha no começo da Liga 08/09, numa época em que apostam tudo no título nacional. Mas vão tarde. A campanha inicial devia ter sido atrasada para agora. Estes remakes não costumam resultar.