domingo, 17 de fevereiro de 2008

Talento de Miguel Barreira


Grande Miguel Barreira. Esta foto valeu o sensacional terceiro lugar do World Press Photo 2008, na categoria de Sports Action. O Miguel começou a carreira de fotojornalista no Jornal de Negócios, sendo meu contemporâneo lá. Um óptimo profissional.

Esta fotografia ao bodyboarder Jaime Jesus foi tirada durante o campeonato nacional de bodyboard, na Nazaré.

Outra cisão?

E não é que vai haver outra cisão na comunicação. Para descobrir começar pelas agências históricas para ser mais rápido.

Empreendedorismo à Prova

O sono levou-me entretanto o terceiro post, que completava a triologia de programas que “televisionei” ontem. Três programas! E dois deles do início ao fim!

Na RTP2 estreou ontem o Audax Negócios à Prova, uma iniciativa do ISCTE e da televisão pública apresentada por Sérgio Figueiredo.

Trata-se de um concurso para promover o empreendedorismo, ao desafiar os concorrentes a elaborarem planos de negócios para a criação de empresas inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento da nossa economia.

Em cada programa serão apresentados três projectos. E o júri, composto por Esmeralda Dourado da SAG, Jorge Armindo de muitas coisas, e João Pimenta da PT, escolhe o melhor destes projectos para passar à fase final e candidatar-se ao prémio de 50 mil euros.

A ideia é boa, a RTP2 convida à sobriedade, que está patente, e ontem o projecto que ficou em primeiro, de Frederico Albergaria, pareceu manifestamente um negócio com pernas para andar – contentores rebatíveis para a construção civil. Esmeralda Dourado foi o elemento do júri com melhor nota.

Não gostei dalguns tiques de concurso mainstream, como aquela entrevista final ao concorrentes, já fora do estúdio, a perguntar se estavam nervosos, como se sentiram e como correu a apresentação. Para o tipo de público a que se dirige não se adequa.

Classificação final: para quem gosta de negócios vale a pena ver.

Mais informação em Audax.tv.

Diga lá Paulo Rangel

Vi a Voz do Cidadão até ao fim. Quero ser um telespectador informado sobre a problemática das alterações de programação e um zeloso controlador dos horários dos programas.

O zapping levou-me até ao Diga Lá Excelência, a passar na RTP2, numa co-produção com Renascença e Público. O entrevistado era Paulo Rangel, que confirmou que está à vontade em muitos dossiers, que tem agenda própria e que é um bom comunicador.

A seguir com atenção.