segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O enigma chinês*

* por João César das Neves, no DN. Ler aqui.

Manuela Ferreira Leite vai lançar Alexandre Relvas

A líder do PSD quer condicionar a sua sucessão. O seu grupo continuará a reclamar vitória nas europeias e autárquicas, assim como a menção honrosa nas legislativas, pelo aumento do número de deputados e pela quebra da maioria absoluta do PS, para enquadrar os próximos passos e garantir o direito de continuar o projecto iniciado há um ano.

Desta vez, o poder cheira-se a dois anos ou dois anos e meio de distância, o que atrai os candidatos a tomar conta do partido no imediato.

Daquela ala, acredito que estão reunidas as condições para que o candidato seja Alexandre Relvas. Falta-lhe aparelho, mas Ferreira Leite vai por a sua máquina à disposição.

O Mourinho de Cavaco vai defrontar em directas Passos Coelho (que terá o apoio de Menezes) e, se ganhar a Câmara de Lisboa (o que não é provável), Pedro Santana Lopes. Resta saber o que fará Marques Mendes.

Autárquicas: vai dar PSD

Agora vai dar PSD nas autárquicas. As principais câmaras continuarão laranja. Em Lisboa, apesar de termos PSD+CDS não acredito que António Costa perca o poder.