quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Laboratório de Ideias

Durante o mês de Agosto teremos alguns colunistas convidados no do fundo da Comunicação.

Por Joana Mil-Homens*

E se, todos os anos, se reunissem os mais brilhantes profissionais de todas as áreas e nos dissessem o que esperam do futuro, quais as ideias que vêm para ficar?

Isso já acontece.

Desde 1984 que se realizam as conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design). A primeira contou com demonstrações do recém lançado novo modelo da Macintosh e de um leitor de CD da Sony enquanto o matemático Benoit Mandelbrot explicava a importância dos seus fractais para a construção de mapas costeiros e Marvin Minski apresentava o seu novo modelo da mente. Desde então, pelo palco das TED já passaram nomes como o de Al Gore, Bill Gates, Bono ou Frank Gehry. Cientistas, filósofos, músicos, líderes religiosos, filantropos – todos os que tenham uma ideia que queiram partilhar.

O princípio por detrás desta iniciativa é simples: a organização acredita no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e até o Mundo. Todos os anos, desde 1984, em Monterey na Califórnia reúnem-se os melhores de entre os melhores durante quatro dias e assistem a 50 discursos de 18 minutos cada. Não há subdivisões, todos ouvem as ideias de todos.

Desde 2007, e tendo em conta a grande afluência ao evento (os lugares esgotam-se meses antes da conferência), a organização decidiu colocar on-line os melhores discursos. Nasce assim a plataforma TED Talks.

Para que as ideias de alguns cheguem a todos.

* Senior Consultant YoungNetwork