segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Exacto

Acrescento ao Rodrigo. Quem pede impõe condições. Quem dá impõe condições. Se ambas forem mutuamente exclusivas não há entrevista. Se houver consenso temos artigo. Ponto final. Parágrafo. Próximo assunto.

Um destes dias... (actualização)

O oitavo cliente também é tecnológico. Obrigado, João.

Alô presidente: até ao fim

Hugo Chávez baralha e dá de novo. Ler aqui.

Queríamos 100%

Nem só de New Business se faz o nosso crescimento de 60%. A outra arma responde pelo nome de fidelização. O nosso objectivo é reter os 100% de clientes, embora saibamos por A+B que seja quase impossível isso acontecer, porque:

1. O cliente deixa de ter dinheiro;
2. O cliente internaliza a função de RP;
3. O cliente sai do país (ou funde-se com outra empresa);
4. O cliente não acredita que as RP o possam ajudar;
5. O nosso interlocutor dentro do cliente troca (e por vezes o novo interlocutor está fidelizado a uma outra agência; acontece muito connosco ao contrário - o último cliente que ganhámos já trabalhou connosco em três diferentes empresas);
6. O cliente não gosta do trabalho da agência.

Ou seja, o saco está roto.

A agência deve preocupar-se sobretudo se a causa da perda for a qualidade do seu serviço, embora possa ter também responsabilidades na decisão do cliente internalizar ou abandonar as RP.

No caso do Grupo YoungNetwork, acresce que quando se tem mais de 80 clientes com contrato anual, maior a probabilidade de alguma das seis causas ocorrer num cliente.

Queríamos os 100%, mas não vale chorar quando se consegue renovar contrato com mais de 90% dos clientes.

Um destes dias...

...comunicamos um dos oito clientes de fee mensal que já ganhámos em 2009. Até lá vamos escolher qual é que nos apetece anunciar primeiro.

Por grandes grupos, os clientes foram:

- Uma câmara da Grande Lisboa
- Dois da área desportiva
- Um de logística
- Um tecnológico
- Um financeiro
- Um da distribuição
- E um outro em que preciso de falar com o responsável de New Business porque não sei classificá-lo

Melhor cognome

O cognome que todos queremos ter. O melhor, segundo Seth Godin, é o artigo definido, que define toda uma categoria. Ler aqui.

Remarkable

Aí está! Ideia que gera buzz, word-of-mouth e vendas. Se é remarkable vale a pena falar dela. É da Hyundai e vem dos Estados Unidos. Ver aqui.