quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Conselho para novatos

Nesta semana, em que muito se falou de agências de comunicação, ficou provado que a vaidade não é boa conselheira.
E deixo um conselho, fruto de alguma experiência que adquiri, para alguns novatos sem currículo: “spin doctors” não falam, manobram. E escrevem memórias anos mais tarde.

A lésbica que “papou” a preta*

Ellen DeGeneres (na foto) é a vedeta de televisão preferida dos americanos, destronando Oprah Winfrey, campeã do Harris Poll nos últimos cinco anos. Jay Leno fecha o pódio, Hugh Laurie faz quarto e Jon Stewart quinto.


Sete das dez personalidades de televisão preferidas apresentam talk-shows. E pela primeira vez um desenho animado está no Top Ten. O Simpson mais carismático recebe a distinção.

Os homens preferem Jay Leno, enquanto as mulheres colocam Ellen DeGeneres no topo das preferências. As casadas caem para Oprah, que também é a favorita da geração Baby Boomer (43-61 anos).

Também a cor política altera o gosto televisivo dos americanos. Assim, os republicados gostam mais de Bill O´Reilly, enquanto os democratas seguem a tendência geral do estudo: Ellen DeGeneres e Oprah Winfrey. Os independentes escolhem Jay Leno.

* Antes de me encherem a caixa de correio com insultos, quero esclarecer: qualquer tipo de racismo, xenofobia, homofobia, segregação não é intolerância, é só estupidez. Porque é que os americanos preferem Ellen DeGeneres? Porque votam em Obama? Porque vence Tiger Woods? E porque vende Eminem? E porque aplaudimos Liedson? Têm talento e nós gostamos deles. Preto, branco, gay, straight, de esquerda, de direita…como diriam os nossos vizinhos: “me da igual”. Ou em bom português: “estou-me nas tintas”.