quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bom de ouvido

Saber ouvir é uma virtude. Uma qualidade cada vez mais difícil de encontrar nestes tempos modernos. Centrámo-nos de tal forma em melhorar os discursos - orais, escritos, gestuais (!) - que nos temos vindo a esquecer do resto, do Outro, de ouvir.

Não querendo parecer old fashioned, parece-me que temos de investir cada vez mais neste acto de escutar, com atenção, com sentido crítico. Sermos “todos de ouvidos” – essa expressão tão antiquada e cada vez mais em desuso.

Ou um dia seremos obrigados a ter formações na área:

“Como ouvir melhor!”

“Listening Advanced Training”

“Os 10 passos da Escuta Moderna…”

“Ouça, pela sua Empresa!”

Comunicar implica ouvir, mas ouvir mesmo. Com vontade, com predisposição para tal, ouvir com garra, com entusiasmo, com toda a atenção.

E agora schiuuuuu. Pare e ouça…

Relevante

Ler novidades na Media Capital. Vasconcellos scores.

Sócrates "blocou"

Se o Bloco não conseguiu chegar à maioria conjunta BE+PS - apesar do grande resultado que obteve -, isso deveu-se a José Sócrates. Foi o renovado PM que desmontou algumas das utopias de Francisco Louçã, bloqueando o poder aos trotsquistas.

Processo de adaptação e adopção

Por Sílvia Morgado*

O título pode parecer estranho, mas confesso que é o que sinto após duas semanas em Luanda, neste ambicioso e estimulante projecto que é a YoungNetwork Angola.

Passaram duas semanas desde que cheguei a Luanda e claro que ainda me estou a adaptar: ao ritmo, à cultura, ao calor, às pessoas, aos contrastes, à calma com que tudo se faz e à rapidez com que a cidade se renova e acontece.

Os dias são cheios e agitados, é o corre-corre de Luanda!

A ajudar na adaptação está o cafezinho na pastelaria perto de casa; o reencontro de velhos colegas de Faculdade; as saídas à noite ao Chill Out, Palos e Espaço Baía, um passeio à barra do Cuanza e as Pessoas que diariamente trabalham comigo, que conheço por motivos profissionais ou pessoais, ou simplesmente com as Pessoas com que me cruzo na rua.

E é associado às Pessoas que surge a palavra adopção, e que se concretiza quando pela manhã me dizem “Bom dia minha menina!”, com um brilho especial nos olhos e um sorriso terno e inocente! É esta capacidade das gentes de Angola nos adoptarem, que nos ajuda a seguir em frente, na ânsia pelo sucesso de um projecto e por um País que nos adopta e que nós adoptamos como Nosso.

Até breve!


* Directora-Geral
YoungNetwork Angola