segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

1- O Tal Canal...

Este ano assistir-se-á nos jornais a um braço-de-ferro silencioso entre Cofina e Grupo Oliveira.
O objectivo é o novo canal aberto generalista que Sócrates já anunciou.
Eu tenho quase a certeza que Sócrates já escolheu Joaquim Oliveira, pela amizade pessoal e diversas ligações mais ou menos conhecidas.
Mas Paulo Fernandes, neste momento, tem liquidez, tem três títulos interessantes e que o poder político não pode desprezar. Sócrates não se pode dar ao luxo de perder simpatia no “Correio da Manhã” (maior jornal do país), na “Sábado” (a revista em crescimento constante e muito bem feita) e “Jornal de Negócios” (muito influente nos meios financeiros).
Na questão do novo canal, a escolha do Governo ainda pode ser uma questão de lobby. E a Cofina ainda pode mudar a decisão. Basta manobrar e “dar a entender a sua força”. Isto é trabalho de “PR people” e não de “Ad people”.
Atenção às manchetes e às estratégias a afinar pelas direcções editoriais. A pergunta que se fará, internamente, até à decisão final será: vamos alimentar o ego do Governo ou atacá-lo severamente?

2- O que Sócrates perde com o Tal Canal...

Se escolher Joaquim Oliveira, Sócrates perde Correio da Manhã, Jornal de Negócios e Sábado. Sem esquecer SIC e Expresso. E a Renascença também já perdeu desde o referendo ao aborto.
Difícil gestão quando fica na sua mão Grupo Estado (RTP, Antena 1 e Lusa), TVI (garantido desde o afastamento de Manuela e entrada da PRISA), todas as rádios Media Capital, nomeadamente Comercial e RCP, Visão (é da Impresa, mas é há muito tomada pelo “clube do stress”), DN (a crescer), JN (segundo maior jornal do país e número 1 a Norte), TSF (rádio actualmente conhecida entre deputados do PSD como PSF, tal é a propaganda instalada), Sport TVe 24 Horas, bom para as capas populares e a quem o Governo vai dar mais importância e notícias a partir da Primavera, para contrabalançar com o CM.
Mas o PS, que não manobra ao acaso vai tentar compensar Balsemão e dar qualquer coisa à Cofina. Vai ser importante controlar tudo, sobretudo com o poeta à solta. Vamos ver é se o que vai dar interessa aos "players" perdidos.

3- E o novo director do Tal Canal será...

Se a Cofina não se despachar, será José Eduardo Moniz.
Joaquim Oliveira demorou muito tempo a assumir os títulos que comprou à Lusomundo, o que os levou à sua desvalorização.
Ao contratar João Marcelino para comandar todo o seu grupo editorial, Oliveira viu que era tempo de ter Mourinhos de confiança na sua equipa. Em televisão será o mesmo. Será José Eduardo Moniz, seu amigo pessoal e com vontade de ter um outro desafio difícil, mas para ganhar, na sua carreira.
Se a Cofina se despachar, para Fernandes, será Manuel Fonseca. Neste capítulo as decisões já estão tomadas, mesmo.