terça-feira, 21 de abril de 2009

Só 100%

Quantas vezes ouvimos que alguém está 200% empenhado num projecto ou que está a dar mais do que 100% todos os dias no seu trabalho? Ou ainda que em tudo o que se mete é sempre a 110%?

Não gosto de ouvir e acredito pouco nisso. Quatro factores que me levam a não pedir continuamente mais de 100% a quem connosco trabalha:

1. Os 100% têm a obrigação de chegar para fazer um trabalho competente; logo, mais de 100% por sistema pode significar mais empenho para entregar o mesmo resultado, o que denuncia falta de produtividade.

2. É difícil dar mais de 100% de forma permanente; o desgaste é muito grande.

3. Deve-se deixar alguma energia extra, o turbo boost, para utilizar quando é verdadeiramente importante.

4. É preciso não ter a equipa (ou pelos menos a maioria dos recursos) numa situação de desgaste porque isso arruina a sua capacidade de pensar e de ter rasgo.

As boas empresas são as que exigem 100% aos seus colaboradores, e só quando é necessário pedem, a alguns ou a muitos (só numa situação muito crítica é que se deve pedir a todos), a tal extra mile.

Porque existem vários obstáculos difíceis no caminho, e só quando esses mais difíceis surgem devemos utilizar o tal extra de alguns para se assumirem e virarem o jogo a nosso favor.