domingo, 24 de agosto de 2008

Blogging: desafio 1.0

Escondida atrás da falta de reputação (não confundir com má reputação) está muitas vezes a inexperiência. Por falta de ensejo, muitos bloggers ainda não provaram em lado algum as suas teorias, ideias ou opiniões. Não que eu seja contra quem queira ser apenas opinion maker, mas julgo ser aspiração de vários serem também consultores.

Partindo daqui, tenho um desafio para lançar aos jovens bloggers que escrevem sobre Web 2.0, variantes comunicação digital e Media Sociais. Os que quiserem vão ter a oportunidade de preparar projectos para clientes for real. E implementá-los. Clientes não faltam por aqui. Como já cheguei de férias, recebo-vos a partir desta segunda. Basta enviarem-me um email para acertarmos dia e hora. Queremos dar-vos a oportunidade de atalharem caminho e porem-se à prova.

Condição sine qua non para colaborar: Quem tem pretensão de opinar sobre Web 2.0 tem de saber o que é Comunicação 1.0.

Blogging: a reputação conta

Como disse, a Net dá a oportunidade a todos de se mostrarem. A igualdade de oportunidades é válida, só que tem um mas. Não partimos todos do mesmo lugar, há vozes mais ouvidas do que outras porque são mais reputadas.

Imaginem que Belmiro de Azevedo assinava textos num blog a partir de amanhã e que no url ao lado temos dez blogs sobre gestão, da autoria de quadros da Sonae. Dúvidas sobre qual o blog mais influente?

Façamos um back to basics à comunicação tradicional. O que interessa num texto de opinião? O conteúdo, quem escreve e onde é publicado. Raciocínio idêntico se aplica aos blogs, daí que quem não tinha reputação fora da Net, não a ganha por se tornar um blogger. A via terá de ser pela qualidade de conteúdos, e isso, além de ser fundamental tê-la, demora o seu tempo a demonstrar.

Blogging: leitores para que te quero

A democracia da Net dá voz a todos, criando a oportunidade para nos mostrarmos especialistas nalguma coisa. Qualquer um pode ser emissor e receptor. A igualdade de oportunidades que o mundo lá fora não traz.

Uma das ferramentas disponíveis para nos apresentarmos são os blogs, que podem versar sobre o que nós quisermos - é um erro pensar que quem escreve num blog, mesmo que seja uma agência de comunicação, tem necessária e exclusivamente de escrever sobre Media Sociais.

Um blog serve para informar a audiência, e se quem ler perceber o que o emissor está a tentar passar, então a isso chama-se comunicar. Portanto, sem confusões:

1. Um blog é uma ferramenta de comunicação

2. Um blog é uma ferramenta de reputação

3. Um blog só serve se tiver leitores

O blog apresenta os autores como opinion makers, como consultores, como informadores, como jornalistas, como escritores, como cronistas,... enfim a lista é longa, mas fundamentalmente apresenta-os como especialistas de alguma coisa. Uma mãe que relata as aventuras da sua criançada no seu blog espera comunicar com outras mães (ou futuras mães ou com outra qualquer audiência), partilhando experiências, obtendo feedback, entretendo, publicando o que quiser.

Escrever um blog e não ter leitores pode até servir de terapia para o autor, mas seguramente que não é comunicação.