domingo, 19 de julho de 2009

Ás de trunfo

Há políticos hábeis assim. Como Pedro Santana Lopes.

E como António Costa. O acordo eleitoral com Helena Roseta, no timing certo, sem nada o fazer prever, mostra o político que há no actual presidente da Câmara de Lisboa.

Durante os seus curtos dois anos já tinha metido no bolso José Sá Fernandes, e agora resgata Helena Roseta para a Câmara...e para o PS. Com o partido a puxá-lo para baixo nas sondagens, Costa puxou do ás de trunfo para cima da mesa, reunindo a esquerda e esvaziando o Bloco.

Roseta fica com os lugares a "preços" de 2007 e será a próxima presidente da Câmara de Lisboa. Um custo justo para garantir que o PS continua a mandar na capital e que Costa mantenha a aura de vencedor, fundamental para agarrar o partido em 2013 (ou 2011, ou mesmo já no final deste ano).

É o momento da verdade para Santana Lopes. Apesar de este ser um golpe de difícil aparo para a sua aspiração, o político das sete vidas não pode perder a razão. A reacção foi um mau sinal. A emoção é a fraqueza do candidato nesta campanha.

Santana Lopes recuou várias casas com a adição de Roseta a Costa e Sá Fernandes (não vou elogiar a estratégia de manterem o Zé que não faz falta calado, porque qualquer aluno de comunicação de primeiro ano aconselharia o mesmo) e terá muita dificuldade em recuperar. Mas só a manutenção do rumo que tem seguido até aqui lhe permite alimentar o sonho.