terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O seu a seu dono

Começa hoje a era ZON. Separa-se de vez o PT do Multimédia. Rodrigo Costa apresenta a marca criada pela MyBrand. O pai da ZON é...Paulo Azevedo. Foi o arrojo do CEO da Sonae SGPS quando lançou a OPA sobre a PT que permitiu a separação das empresas.

O "nosso" Guilherme na direcção da SIC

Guilherme Simões acaba de entrar na direcção de programação da SIC, fazendo parte da equipa de Nuno Santos. Faz hoje uma semana que regressou a Carnaxide, uma casa que conhece bem, onde ficará responsável pela produção nacional. O jornalista foi consultor externo do nosso Grupo nos últimos anos, aportando à YoungNetwork as suas competências sobretudo na área de televisão.

Desejamos-lhe sorte e acompanharemos de perto os seus sucessos.

APECOM: Esboço de objectivos e acções para 2008/2009

Aceitando o repto do Salvador da Cunha, aqui fica um esboço de um plano para o biénio 2008/2009.

Notas prévias:

- A YoungNetwork foi convidada a entrar na APECOM há largos anos. O convite foi feito por Alexandre Cordeiro, por Salvador da Cunha e por Fernando Belo. Apesar da amabilidade do convite declinei por não reconhecer o papel da associação.

- Sou totalmente contra a regulação do sector; deixemos o mercado fazer a triagem que tem a fazer. O sector tem poucas barreiras à entrada, mas muitas ao sucesso.

- Quatro das dez maiores agências não estão na APECOM. Se estendermos às 20 maiores, também é verdade se dissermos que quatro das vinte maiores não fazem parte.

- O Salvador estima que 80% da facturação total das agências esteja representada na associação. Penso que a percentagem é mais baixa, provavelmente entre 60 a 70%, porque faltam lá quatro das maiores e depois existem muitas pequenas agências, que também estão de fora. Ainda assim, esta estimativa diferente não altera o raciocínio de que a APECOM representa o grosso do sector.

Contexto actual:

- Associação parada: do ponto de vista mediático, do ponto de vista do número de associados, do ponto de vista da formação/informação aos associados
- Eleições a curto prazo, uma oportunidade para dar novo rumo à associação
- Actuais associados estão pouco envolvidos com a associação
- Candidato actual a presidente: alguém representativo do sector

Objectivos para o biénio 2008/2009:

- Inverter a má Imprensa que o sector tem
- Credibilizar o sector
- Fazer parte da agenda mediática
- Aumentar o número de associados
- Formação/Informação aos associados

Estratégia/Acções:

- APECOM como voz do sector, papel mediático activo como fazedora de opinião
- Participação permanente da APECOM em conferências, mesas-redondas, seminários
- Organização de workshops para associados e não associados sobre códigos de conduta, novas tendências, técnicas de comunicação, etc. (uma por trimestre: formadores portugueses e estrangeiros)
- Nova versão do site
- Publicação de boas práticas e livros/sites/blogs/outras fontes no site
- Colaboração dos associados na criação de conteúdos para o site
- Um report anual com a opinião dos associados (inquérito)
- Baixar a fasquia de entrada: empresas acabadas de formar e com facturação inferior a 150 mil euros podem ser associadas, pagando 50% da quota
- Trazer para dentro da associação empresas representativas que estão de fora
- Representação internacional