segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A maldição dos senadores

O DN chamou bem a atenção de que, finalmente, um senador vai ser Presidente dos Eua. É que os mais prováveis têm assento no Capitólio.
Hillary, por Nova Iorque, Mc Cain pelo Arizona e Obama pelo Illinois. E isso já não acontecia desde JFK, já lá vão mais de 40 anos.
Só que se esqueceu de enfatizar o seguinte: os únicos que o conseguiram morreram enquanto estavam no poder. JFK assassinado em 1963, em Dallas; Andrew Harding morreu de enfarte em 1923. Será que a maldição acabou mesmo, ou assistiremos ao nascimento de um novo mártir?

Sinal dos tempos

Se Barry Goldwater foi fundamental no final dos anos 60 para a revolução conservadora e os fundamentos dos “neo-cons”, hoje percebe-se qual o papel de Obama.
No outro dia, Maria Vargas llosa, reflectia que na América «as revoluções são pacíficas, passam-se nas urnas, e não com balas nem bombas, mas com votos e palavras».
O “yes , we can” está a marcar a agenda política e, sobretudo, a manobrar os novos meios de comunicação. No “you tube” teve 14 milhões de curiosos. Engraçado é que o segundo mais visto é o velhinho libertário republicano (?), Ron Paul.
Mas só para se perceber o que pode ser o triunfo da revolução Democrata, repare-se neste sinal. Nas novas tecnologias de informação, Obama arrasa. E os Democratas têm o triplo dos visitantes, de curiosos, de amigos, dos Republicanos