quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Manobras III


Já algumas pessoas sabem do fascínio que tenho, desde há muitos anos – não é como alguns que o descobriram há uns meses – por Nicolas Sarkozy. Desde a minha revista “Política Moderna” (entre 1998 e 2001), já antevia que ele seria o homem que marcaria o futuro da Europa.
Manobrador nato, especialista e apaixonado pela comunicação (e por si próprio, como qualquer grande líder) só podiam ser dele duas imagens distintas no mesmo dia.
A correr com a sua t-shirt preferida para “jogging”, a da NYPD, nas ruas de Nova Iorque (sem esquecer os óculos, à duro, Ray-Ban) e a sua fotografia oficial, em que pela primeira vez um presidente francês posa com duas bandeiras (a francesa e a europeia). Segundo ele, porque «quem faz bem á França só pode fazer bem à Europa». O rei das manobras.

Manobras II


Para se ver como se pode deitar por terra as pretensões de um bom candidato, bastava espreitar a “Isto É” da semana passada. A capa era sobre o “mensalão mineiro”, em que se explorava a possibilidade real (como mostra a imagem) do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ter recebido “propina” enquanto senador.
O neto de Tancredo, no meu entender, há muito que vem dando os passos certos para se tornar Presidente. Tem sido um excelente Governador, tapou o buraco orçamental estadual deixado por Itamar franco, tem boa “mídia” (à brasileira), tem feito as alianças certas e só tem a estorvá-lo José Serra. Além disso, é-lhe reconhecido o excelente gosto com mulheres que me leva a recordar uma história. Fernando Henrique Cardoso (FHC), apesar de preferir Serra, costumava dizer: “Eu ligo para o Aécio e atende-me a Ana Paula Arósio (para quem se recorda da Hilda Furacão…). Se ele é só Governador, imagina quem vai me atender quando ele estiver no Planalto…».
Esta capa é apenas uma arma de arremesso contra ele, mas também foi bom de ver o “damage control” da semana seguinte na mesma revista e na Veja. Em que ele já não aparece. Manobra de spinning bem feita…

Manobras I

A filha de Giuliani apoia Obama, bombeiros de Nova Iorque põem imagens comprometedoras de Giuliani no 11 de Setembro no You Tube, a terceira mulher de Giuliani não é muito popular, Giuliani só foi o segundo melhor dos republicanos na arrecadação (o primeiro foi Mitt Romney), agora diz-se que as imagens heróicas de Giuliani no 11 de Setembro foram forjadas… Fred Thompson entrou há uma semana em campanha, depois de o anunciar no Jay Leno. Um actor medíocre, como Reagan, que alguns “think-thanks” republicanos começaram a apoiar discretamente há dois meses…Alguém tem dúvidas?