domingo, 14 de setembro de 2008

Resultados ao intervalo

A entrevista do DN tem uma pequena negligência que embacia a percepção.

Na entrada do artigo, lemos que Leonor Beleza foi "a ministra da Saúde que os médicos odiavam e que foi acusada de dolo na infecção de hemofílicos com HIV...".

Ora isto é escrever verdade, sem dizer toda a verdade. A ex-ministra não só foi acusada, como foi ilibada. É como escrever parangonas com os resultados ao intervalo no jornal de amanhã. A exactidão dessa informação não nos deve desviar do essencial: o resultado do fim do jogo.

Diálise da asneira

Vale a pena ler a entrevista de Leonor Beleza no DN de hoje. Às linhas tantas nas respostas da ex-ministra da Saúde a Fernanda Câncio, uma importante constatação sobre comunicação, política versus outras disciplinas. Respondendo ao processo de diálise aplicado pelos Media aos governantes, cujo viés distingue a asneira em prejuízo da obra acertada:

"(...) Ser ministro é estar num lugar de oposição. De oposição a não sei quantas coisas. Quando é presidente da Fundação não está contra ninguém. Ou pelo menos não a olham assim. A Fundação é vista como sendo de todos e a pessoa é vista como estando a fazer um benefício em nome de todos. Claro que teoricamente também deviam olhar para os ministros assim (...)"

Obama e McCain nas nuvens

Muito curiosa a ideia do Bruno Ribeiro, do Dissonância Cognitiva, de usar o Wordle para analisar os discursos de John McCain e Barack Obama.

A par desse post, destaco os habituais links do dia do blog, que são na sua maioria boas leituras.