quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Processo de adaptação e adopção

Por Sílvia Morgado*

O título pode parecer estranho, mas confesso que é o que sinto após duas semanas em Luanda, neste ambicioso e estimulante projecto que é a YoungNetwork Angola.

Passaram duas semanas desde que cheguei a Luanda e claro que ainda me estou a adaptar: ao ritmo, à cultura, ao calor, às pessoas, aos contrastes, à calma com que tudo se faz e à rapidez com que a cidade se renova e acontece.

Os dias são cheios e agitados, é o corre-corre de Luanda!

A ajudar na adaptação está o cafezinho na pastelaria perto de casa; o reencontro de velhos colegas de Faculdade; as saídas à noite ao Chill Out, Palos e Espaço Baía, um passeio à barra do Cuanza e as Pessoas que diariamente trabalham comigo, que conheço por motivos profissionais ou pessoais, ou simplesmente com as Pessoas com que me cruzo na rua.

E é associado às Pessoas que surge a palavra adopção, e que se concretiza quando pela manhã me dizem “Bom dia minha menina!”, com um brilho especial nos olhos e um sorriso terno e inocente! É esta capacidade das gentes de Angola nos adoptarem, que nos ajuda a seguir em frente, na ânsia pelo sucesso de um projecto e por um País que nos adopta e que nós adoptamos como Nosso.

Até breve!


* Directora-Geral
YoungNetwork Angola

2 comentários:

Rita Branco disse...

Boa Sílvia!!

Bjs

Rita Branco

jaber disse...

Luanda foi a minha cidade da infância, uma Luanda harmonizada e construída sob o jugo colonialista, era a pérola de África como lhe chamavam, destinada a ser ostentação de um regime que procurava legitimar a sua ocupação.
Vejo entre as grades que me separam da rua poeirenta, para lá do posto de policia sujo e indigno o Mussulo, ilha que se une ao continente por uma língua de terra na maré baixa, e ao observar o sol que se debruça sobre ela na ânsia de descansar de um dia ruidoso é a África que me cheira, é aí que me vêem as recordações da infância. Dantes eu não tinha grades, as estatísticas de assaltos e criminalidade ainda não as tinham construído. As grades que haviam eram as da intolerância e do racismo, não se viam mas sentiam…por entre as grades vejo o pó da rua que se levanta a cada veiculo que passa na pressa de ganhar vez no engarrafamento que conduz ao centro. É todo um povo que aprende a viver, é todo um povo que aprende a aprender, orgulhoso da conquista mas ávido de se livrar das grilhetas que subsistem. Olha para o Mussulo, e sente o mar que o envolve, o mesmo de Sangano que se estende para o Bengo para lá da barra do Kwanza, onde o orgulho de ser povo esmorece na quantidade mas nunca na qualidade e aí, tão perto e tão longe a memória reacende-se nos sorrisos francos de um povo que se está a abrir.
Demos-lhe tempo para se afirmarem, tempo para unirem raças outrora desavindas por fronteiras que nós lhes impusemos. E esse sorriso estender-se-á de Luanda ao Namibe, sorrirá na serra da Leba na vigia constante do Lubamgo, chegará a todos os lados quando encetar a sua viajem que começará quem sabe para lá do Cabo-Ledo.