quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Evento: ferramenta de comunicação

Durante o mês de Agosto teremos alguns colunistas convidados no do fundo da Comunicação.

Por Bernardo Alegra*

Nos últimos anos temos assistido a uma profunda alteração do paradigma de comunicação das empresas e marcas. A chamada publicidade above the line tem perdido progressivamente importância para a bellow the line.

Já todos sabemos que os consumidores estão mais informados e exigentes e como tal as empresas têm de ser mais criativas e sobretudo mais enfocadas no indivíduo em contraposição com as massas e as comunidades. Mas mesmo sabendo isto muitas empresas definem mal o seu marketing mix e continuam a apostar em formas de comunicar mais generalistas, pouco eficazes e dificilmente mensuráveis.
Porquê? Comodismo, cultura e desconfiança.

Mas basta olhar para o mercado para perceber que as empresas que perceberam e se anteciparam a esta alteração paradigmática são as “rising stars” do momento..

Uma das formas de comunicar que tem vindo a ganhar relevância na comunicação da reputação de uma empresa ou produto/serviço é o evento.
Em primeiro lugar porque o conceito de evento em si é extremamente flexível e adaptável aos objectivos que definimos. Depois porque oferece um conjunto de vantagens difícil de igualar por outras formas de comunicação:
. Selecciona o target da comunicação, seja este externo à empresa, interno ou ambos
. Garante enfoque e atenção do público-alvo, controlando a percepção deste ao comunicado
. Permite o contacto face a face e facilita o conhecimento profundo do público-alvo
. Pode ser inovador e único
. Permite desenvolver network
. É facilmente integrável com outras formas de comunicar
. Permite ter feedback imediato
. Facilita o follow-up e a medição dos resultados
. É memorável e distintivo

Em poucas palavras: comunicação eficaz e eficiente com excelente retorno do investimento. Não é isso que se procura na comunicação? Então experimente guardar uma fatia maior do seu próximo orçamento de marketing para eventos. Vai ver que vale a pena!

* Director YoungAd

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