terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cardápio de um consultor sedutor (II)

Para construir a mensagem que envolve os elementos do cardápio informativo, o consultor deve garantir a resposta a seis questões:

. O quê (facto)
. Quem (sujeito)
. Quando (momento)
. Onde (lugar)
. Como (modo)
. Porquê (motivo)

Bons consultores fornecem informação que interesse aos leitores dos Media. O jornalista é o narrador, proporcionando ao emissor uma credibilidade que só o third part effect dá.

Nota: A primeira parte deste post foi escrita no blog Piar, respondendo a este desafio.

1 comentário:

FlaviaPM (Fefa-PT) disse...

Seria tão melhor se todos os consultores soubessem disso!
Facilitaria muito o trabalho dos jornalistas e a convivência entre repórteres e consultores de comunicação seria muito mais pacífica.
Assim a comunicação social não faria de alguns bons profissionais "bicho papão" e a opinião pública não teria motivo para "temer" os profissionais de relações públicas.
Outro ponto importante é que tais conceitos ajudam a diferenciar os profissionais que sabem daqueles que não têm a mínima ideia do que é a comunicação e, principalmente, as relações públicas.
É bom que a nova geração tome por certo estes conselhos e que apliquem-nos no dia-a-dia.
Mas os recém-licenciados, infelizmente, sabem muito pouco ou nada do que se passa no mercado. Isto complica, e muito, a renovação dos profissionais.