segunda-feira, 10 de março de 2008

O amanhã em Espanha

Angel Acebes, o secretário-geral do PP fez o possível. Disse que o PP cresceu e teve mais deputados, e nunca nenhum partido na oposição teve um resultado assim. Fantástico!
Mas o PP continua oposição.
Esse é que é o problema de uma máquina partidária. Quando séquitos sedentos de poder vêem mais quatro anos de míngua no horizonte, temos a certeza que algo vai acontecer.
Nenhuma pessoa minimamente esclarecida pensou que alguma vez Rajoy era um vencedor. Não é. E está na cara que não é.
Os comentários sobre Rajoy fizeram-me lembrar Jesualdo Ferreira. Depois da eliminação com Schalke 04 disse: «fomos uma equipa séria». De Rajoy disseram: «fez uma campanha séria».
Apesar do crescimento, fica a dúvida se com o mago do milagre económico espanhol – ilusão que o PP utilizou em marketing – Rodrigo Rato, se com a espontaneidade de Esperanza Aguirre ou com o carisma do melhor político espanhol, Alberto Ruiz-Gallardon as coisas não teriam sido diferentes.
O massacre do PSOE em Madrid é prova disso.
Rajoy disse que Zapatero não era «confiável», Felipe González apelidou de «idiota» Rajoy numa campanha dura, com regras duras e pouco maleável. Aqui, em Espanha, terra de touradas e sensações fortes que encantaram muitos estrangeiros, o plástico do marketing há muito se sobrepôs às emoções.
O “brand” ZP derrotou o “brand” PP que se apresentou mais uma vez em perda por não ter um líder forte.
Aqui esta vitória estava escrita nas estrelas há muito tempo.
No PP começa o amanhã, infelizmente com Gallardon em pior posição por não ser deputado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gallardón produce un rechazo furibundo en muchos votantes del PP, entre los que me incluyo. Si Gallardón es el candidato prefiero votar a Rosa Díez o a Falange Española.