quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

«Pycckuú»

Por acaso sei ler isto, porque aprendi dois anos de russo. Mas como é que os portugueses estão preparados para lidar com um mercado em crescimento como o “Russkí”, russo?
Moscovo foi este ano palco da Milionaire Fair (Feira Milionária), com a presença de 250 “griffes”, iates, carros cravejados de diamantes ou tabuleiros de xadrez com peças de ossos de animais pré-históricos.
A imaginação não tinha limites, o luxo inundou Moscovo, porque é ali que existem 53 mil milionários e uma ânsia de gastar só comparável com os árabes e os novos capitalistas chineses.
Como é que Portugal está preparado para lidar com estes novos mercados com potencial de crescimento desmesurado?
Como habitualmente, adivinho eu. Com salamaleques ao dinheiro e sem perceberem nada de uma sociedade que nada tem a ver com a cultura latina.
Assim, para lá das entregas desenfreadas de computadores nas escolas, se houvesse um cheque do Governo ou uma dedução nos impostos dos pais que ponham os filhos a aprender línguas “exóticas” como russo, árabe ou mandarim , veríamos que numa geração estaríamos em pé de igualdade com quem neste momento vai muito mais à nossa frente.

Sem comentários: