quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Como apagar o que toda a gente viu



A reputação não depende da crise, mas da forma como se reage à crise.

O episódio de ontem entre Scolari e um jogador sérvio não dignifica a nossa selecção. Mas não foi o primeiro, nem será o último. O que "destrói" a imagem do sargentão não é o soco falhado, mas a conferência de imprensa subsequente (dou "de barato" a flash-interview que é um momento muito difícil, que incluo na categoria "a quente").

Desafio:
- No final do jogo de ontem, e depois de um empate comprometedor, Scolari tentou agredir um jogador adversário.
- Na conferência de Imprensa considerou normal a situação e negou a tentativa de agressão.

Análise:
- A tentativa de soco é desculpável? É.
- A má educação da flash-interview é desculpável? É.
- Negar a agressão na conferência de Imprensa, já com os episódios de há 30 minutos digeridos, é desculpável? Não.

Objectivo:
- Aliviar castigo da UEFA a Scolari.
- Aguentar imagem de Scolari junto dos públicos-alvo.

Públicos-Alvo:
- UEFA
- Opinião Pública
- Jogadores
- Media

Estratégia:
- Scolari devia ter assumido o erro na conferência de Imprensa. Algo como: "Reagi a quente. Apesar de provocado, não foi correcto o que fiz. Estou preparado para qualquer decisão da UEFA. Peço desculpa aos portugueses, aos meus jogadores e ao público".
- "Matar" o assunto para que a discussão pública não fosse apenas sobre a tentativa de agressão.
- A par disto, a máquina de comunicação da Federação (se é que existe) devia começar a trabalhar nos bastidores: ver antecedentes de Scolari, ver castigos da UEFA a treinadores em situações semelhantes, analisar dados estatisticos, fazer sair informação com estes dados, etc..
- Incidir comunicação à volta do jogo no erro grosseiro do árbitro no golo contra Portugal.
- Fazer chegar informação aos públicos-alvos de acordo com esta estratégia.

Assim, como está a ser conduzido, deixam nas "mãos" da sorte a consequência do incidente. E lá vamos ver a equipa liderada pelo cabo Murtosa nos próximos jogos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Emfim Portugal ao mais alto nivel!!!a culpa morre sempre solteira.nao podemos nos esquecer a alegria que o Scolari nos deu no euro e mundial,e principalmente deu um forte impulso aos Portugueses para se unirem perante a nossa Seleçao.mas será que chega? afinal quando salta o verniz a verdade vem ao de cimo!! ora vejamos: equipa PORTUGUESA com deco,pepe etc etc etc será mesmo que lhes corre nas veias o sangue de Portugal?? ., a agressao verbal a uma jornalista nos corredores do estádio do Benfica no ano passado!! o que foi aquilo?,primeiro faltou ao respeito a uma profissional(mesmo que nao se goste de ouvir certas coisas)depois porque era uma Senhora !!! e eu sou daqueles que digo a uma Senhora nao se toca nem com uma "FLOR"; e agora esta vergonha de conferencia de imprensa que começou por dizer que foi insultado, que o arbitro roubou....etc etc.e por fim o pedido de desculpas muito camufulado. emfim....!!! ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão. porque será?? nao é de certeza do "guaranã" porque Jardeis sao jogadores que aparecem de 50 em 50 anos!! e em Portugal de 100 em 100 anos lolol
FORTUNATO ALMEIDA JR